sábado, 28 de maio de 2011

As Organizações e seu Ambiente

CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
Ela é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro de limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum.

CONCEITO DE AMBIENTE   
É tudo que envolve a empresa e é tudo o que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas  governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro.
 
AMBIENTE GERAL ou MACROAMBIENTE
 
O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções, organizações, empresas, comunidades etc. Todas as organizações operam em um macroambiente, que é definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões estratégicas. Os componentes são:
 
Ambiente cultural => representam a parte do ambiente geral que contém os elementos relacionados com os valores culturais que prevalecem na sociedade.
Ambiente Legal / Político => são as políticas do governo americano que impõem limitações estratégicas e provêem oportunidades.
Economia => O ambiente internacional é um importante  contribuinte  para outro componente crucial do macroambiente : a economia. O ambiente econômico é composto de interconexões  complexas entre a economias de diferentes países.
O ambiente econômico afeta intensamente a habilidade de as empresas operarem  eficazmente e influencia  suas escolhas estratégicas.
Tecnologia =>  é uma aplicação sistemática de conhecimento científico a um novo produto, processo ou serviço. A medida que a tecnologia avança, novos setores industriais, mercados aparecem nichos competitivos.
Demografia => a demografia constitui-se de mensurações de várias características de pessoas que compõem grupos ou outras unidades sociais.
Ambientes Social e Natural => as tendências sociais implícitas no modo como as pessoas  pensam e agem têm implicações para a administração da força de trabalho , as ações corporativas sociais e as decisões estratégicas  sobre os produtos e mercados.
AMBIENTE ESPECÍFICO
      O ambiente específico ou microambiente se refere ao ambiente mais próximo e imediato de cada organização. Cada organização funciona em um ambiente competitivo mais próximo e imediato. O ambiente competitivo compreende organizações específicas com as quais a organizações interage.

RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE
 
      Quais as razões que levam a Ter preocupação em seu ambiente? Cria incerteza para a sua administração das organizações. Difícil é trabalhar com incerteza e imprevisibilidade.Os eventos ambientais mudam rapidamente em função das inúmeras variáveis, o administrador não consegue absorver e conhecer todas elas e nem mesmo perceber quais serão suas tendências  e resultados. Quando  os fatores ambientais são poucos é de baixo grau de incerteza, quando os fatores ambientais mudam rapidamente, as organizações experimentam alto grau de incerteza. Para lidar com a incerteza, as organizações procuram agir através de duas formas de comportamento: adaptar-se ao ambiente ou influenciá-lo.

Adaptação Ambiental

    Previsão e planejamento: A previsão de mudanças ambientais e o planejamento organizacional  são atividades típicas  das grandes organizações. Criam departamento de planejamento  quando incerteza é elevada. Ë um esforço para delinear tendências  que permitam aos administradores predizerem eventos futuros.
 
Estrutura flexível

   Uma estrutura organizacional  ágil e flexível pode funcionar como um meio de responder eficazmente as rápidas mudanças externas. Estrutura orgânica caracteriza a organização que tem  fluxos de comunicação mais livre, poucas regras e regulamentos, que encoraja o espírito  de equipe  entre os empregados e que descentraliza. As organizações orgânicas criam muitas equipes para lidar com a mudanças em matérias- primas, novos produtos, marketing, novos processos, novas leis ou mudanças de hábitos de clientes. Estrutura mecanística é o contrário é caracterizada pela rigidez das tarefas definidas, muitas regras e regulamentos que impedem maior liberdade das pessoas, centralização das decisões e pouco espírito de equipe. Ë ideal para ambientes estáveis e previsíveis.

Influenciação do Ambiente


      Incerteza ambiental é passar por cima e tentar modificar aqueles elementos ambientais que causam problemas.
Propaganda e Relações Públicas: A propaganda tem sido um meio bem- sucedido para administrar a demanda de produtos ou serviços de uma organização.
Atividade Política : A atividade representa uma  ação organizacional  para influenciar a legislação e regulação do governo.
Associações de Organizações: Organizações se juntam  a outras com interesses similares para constituir associações de interesses próprios. 
Visualizar as características ambientais no ambiente que está o cliente, o fornecedor , o concorrente e todos os órgãos e entidades que afetam direta ou indiretamente  a organização. O desafio do administrador é mapear, localizar, conhecer, interpretar todos esses segmentos importantes para a organização. Precisa intuição antecipar segmentos se encaminhando. Ë prever o rumo das tendências antes dos concorrentes.
Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também o é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes. (Nas empresas, estes excedentes são normalmente chamados de lucros). Os excedentes ajudam a assegurar a continuidade das organizações.

Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também o é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes. (Nas empresas, estes excedentes são normalmente chamados de lucros). Os excedentes ajudam a assegurar a continuidade das organizações.

Se estivéssemos numa classe, em uma faculdade de medicina, poderíamos dissecar cadáveres e identificar as partes do corpo humano. Encontraríamos partes padronizadas e conjuntos padronizados de partes em cada um deles. Cada cadáver teria coração, fígado, ossos, etc.
As organizações diferenciam-se de outros ajuntamentos de pessoas por sua conduta voltada para metas. Isto é, as organizações perseguem metas e objetivos que podem ser mais bem alcançados pela ação harmoniosa das pessoas. Possuem três características importantes: conduta, estrutura e processos.
A primeira justificativa para a existência de organizações é a de que certas metas só podem ser alcançadas mediante a ação convergente de grupos de pessoas. Neste sentido, qualquer que seja a meta (obtenção de lucro, educação, religião, saúde, eleição de um candidato ou construção de um estádio de futebol), as organizações se caracterizam por um comportamento voltado para determinada meta ou para um objetivo. Isto é, perseguem metas e objetivos que podem ser alcançados de moda mais eficaz e eficiente pela ação conjunta de indivíduos. As organizações são instrumentos vitais da sociedade. Suas realizações nos campos da indústria, educação, saúde e interesses nacionais resultaram em enormes aumentos do padrão de vida e do poder de influência mundial. A própria grandeza das organizações com que tratamos no dia-a-dia deveria ilustrar, para cada um de nós, o vasto poder econômico, social e político que possuem separadamente

São três as características comuns a todas as organizações: comportamento, estrutura e processos.





O que São
O que Têm
O que Fazem
Têm
Pessoas Comportamento humano Satisfazem necessidades
Desenvolvem atitudes
Motivam
Comandam
Desenvolvem grupos
São
Organizadas Estrutura Crescem
Ampliam-se
Alteram-se
Combinam
Dividem-se
Fazem
Pessoas exercendo alguma atividade Processos Comunicam
Tomam decisões


Administração Geral




Fonte: www.scielo.br


AMBIENTE GERAL DAS TAREFAS

O ambiente das tarefas é constituído pelos seguintes elementos: clientes, competidores, fornecedores, reguladores e parceiros estratégicos, que envolvem diretamente cada organização.



AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Abaixo mostra os elementos do ambiente organizacional.

                                 
AMBIENTE GERAL DA ORGANIZAÇÃO

Consiste em todos os fatores externos a uma organização. Esses fatores representam restrições dentro das quais todas as organizações devem operar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário