sábado, 28 de maio de 2011

Teoria Clássica da Administração


A Teoria Clássica da Administração surgiu em 1916 na França, fundada pelo engenheiro Henry Fayol (1841-1925) tinha como foco principal a linha gerencial e seu maior objetivo era a busca pela eficiência da organização enfatizando em sua estrutura. Os autores clássicos pretendiam criar uma administração baseada na divisão do trabalho e sua especialização, na coordenação, nas atividades de linha e de staff.
Para Fayol toda empresa possuía funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. As funções administrativas envolviam os elementos da Administração que seria as funções desempenhadas por um administrador: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, as quais formam o processo administrativo.

   As seis funções básica da empresa para Fayol. As funções administrativas são distribuídas igualmente entre os níveis hierárquicos.

Para Fayol, Administração é um todo, um conjunto de processos unificados e entrosados, enquanto que a organização é uma das partes, além de ser estática e limitada.
Fayol definiu os “princípios gerais”, os quais são maleáveis e universais. São eles:
1.      Divisão do trabalho: especialização das tarefas e das pessoas;
2.      Autoridade e responsabilidade: a autoridade é o direito de dar ordens e a responsabilidade é o dever de prestar contas;
3.      Disciplina: obediências às regras da empresa;
4.      Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior;
5.      Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades com o mesmo objetivo;
6.      Subordinação dos interesses individuais aos gerais: os interesses da empresa devem vir acima dos interesses individuais;
7.      Remuneração do pessoal: as remunerações devem ser justas e satisfatórias tanto para o empregado quanto para a empresa;
8.      Centralização: a autoridade deve de concentrar no topo da hierarquia;
9.      Cadeia escalar: linha de autoridade que vai do escalão mais alto até o mais baixo;
10.  Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar;
11.  Equidade: justiça para alcançar a lealdade do pessoal;
12.  Estabilidade do pessoal: quanto mais tempo uma pessoa permanecer em um cargo melhor será para a empresa;
13.  Iniciativa: ter capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso;
14.  Espirito de equipe: união e harmonia entre as pessoas.

A Teoria Clássica representa a organização como uma estrutura, que constitui uma cadeia de comando (cadeia escalar), onde é concebida por uma linha de autoridade interligando as posições e definindo quem se subordina a quem, esta cadeia de comando é baseada na unidade de comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário