sábado, 28 de maio de 2011

Teoria da Burocracia

Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.
No início do século XX, Max Weber em sua bibliografia deu o nome de Século das Burocracias as grandes Organizações da sua época. Foi o 1° teórico das organizações que as estudou sob um ponto de vista estruturalista, preocupando-se com a racionalidade e os objetivos a serem alcançados pelas organizações burocráticas.


A teoria da burocracia se desenvolveu na administração em função dos seguintes aspectos:

1°) A fragilidade e parcialidade da teoria clássica das relações humanas
2°) A necessidade de um modelo de organização racional
3°) O crescente tamanho e complexidade das empresas
4°) O ressurgimento da sociologia da burocracia

A burocracia teve origem nas mudanças religiosas e o  sistema  moderno de produção, racional e capitalista se originou de um novo conjunto de normas sociais morais que Weber denominou de ética protestante.Verificou também que o capitalismo, a burocracia e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que se apoiaram nas mudanças religiosas.
           Max Weber, compreendeu a burocracia através de estudos do tipo de sociedade e os tipos de autoridade.

Tipos de Sociedade:

1ª) Sociedade Tradicional: Características patriarcais e patrimonialistas
2ª) Sociedade Carismática: Características míticas, arbitrárias e personalísticas
3ª) Sociedade Legal, Racional ou Burocrática: Características de normas pessoais e racionalidade.

Tipos de Autoridade:

1ª)Autoridade Tradicional: Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, por que essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.
2ª) Autoridade Carismática: Quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam.
3ª) Autoridade Legal, Racional ou Burocrática: Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando. 

Weber idêntica três fatores para o desenvolvimento da burocracia :

  - Desenvolvimento da economia monetária
  - Crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do estado moderno
  - Superioridade técnica – em termos de eficiência – do tipo burocrático de administração

Características da burocracia segundo Weber:

1-      Caráter legal das normas e regulamentos
2-      Caráter formal das comunicações
3-      Caráter racional e divisão do trabalho
4-      Impessoalidade nas relações
5-      Hierarquia de autoridade
6-      Rotinas e procedimentos estandardizados
7-      Competência técnica e meritocracia
8-      Especialização da administração que é separada da propriedade
9-      Profissionalização dos participantes
10-  Completa previsibilidade do funcionamento

Vantagens da burocracia:

- Racionalidade
- Precisão na definição do cargo e na operação
- Rapidez nas decisões
- Unicosidade de interpretação ( regulamentação específica e escrita)
- Uniformidade de rotinas e procedimentos
- Continuidade da Organização
- Redução do atrito entre as pessoas
- Constância (os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias)
- Confiabilidade (os negócios são conduzidos através de regras conhecidas - as decisões são previsíveis e o processo decisório elimina a discriminação pessoal)

Uma organização é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para a implementação das metas. Para Weber, a racionalidade é alcançada pela elaboração de regras que servem para dirigir, partindo de cima, todo comportamento de encontro à eficiência. É essa concepção de racionalidade que fundamenta a teoria de administração científica que almeja a descoberta e aplicação da melhor maneira de desempenho e de trabalho industrial.

Weber notou a fragilidade da estrutura burocrática: de um lado, existem pressões de forças exteriores para encorajar o burocrata a seguir outras normas diferentes das da organização e, de outro lado, o compromisso dos subordinados com as regras burocráticas tende a se enfraquecer gradativamente.

Disfunções da burocracia:

- Internalização das regras a apego aos regulamentos
- Excesso de formalismo e de papelório
- Resistência a mudanças;
- Despersonalização do relacionamento;
-Categorização como base do processo decisorial;
- Superconformidade às rotinas e aos procedimentos;
- Exibição de sinais de autoridade;
- Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público;

Modelo Burocrático de Merton

Baseia-se nas conseqüências não previstas, isto é, nas disfunções da burocracia (sistema fechado).

1)      exigência de controle por parte da organização;
2)      ênfase na previsibilidade do comportamento;
3)      justificativa da ação individual;
4)      rigidez de comportamento e defesa mútua na organização;
5)      grau de dificuldade com os clientes;
6)      sentimento de defesa da ação individual;

Críticas da teoria da burocracia

1)      o excessivo racionalismo da burocracia;
2)      mecanismo e as limitações da teoria da máquina;
3)      conservadorismo da burocracia;
4)      abordagem do sistema fechado;
5)      abordagem descritiva e explicativa;
6)      críticas multivariadas à burocracia;
7)      posição da teoria da burocracia dentro da teoria das organizações.

Implementação do modelo da burocracia



TEORIA DA BUROCRACIA


                                                                           Fonte:

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