sábado, 28 de maio de 2011

Teoria Comportamental

Dinamizando a empresa através das pessoas

Objetivo de aprendizagem:
- Definir as características de mais democráticas das teorias administrativas e sua fundamentação sobre a natureza humana.
- Definir os estilos de administração e sistemas administrativos e suas características.
- Mostrar as organizações como sistemas sociais cooperativos e sistemas de decisões.
- Definir comportamento organizacional e interações entre participantes e organizações.
- Fazer um balanço abrangente e critico da contribuição behaviorista à  Administração.

Origens da Teoria Comportamental
As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:
- A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica (ênfase nas tarefas e estrutura organizacional) caminhou lentamente para um segundo estagio: a Teoria Comportamental.
- A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com qual se mostra critica e severa, reformulando seus conceitos e rejeitando suas concepções ingênuas e românticas.
- A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, colocando-se como uma antítese da teoria da organização formal, dos princípios de administração, do conceito de autoridade formal e do mecanicismo dos autores clássicos.
- A Teoria Comportamental incorporou a Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa. Mas se mostra muito critica com relação ao “modelo de maquina” que esta adota para representar a organização.
- Em 1947, o livro: O Comportamento Administrativo, de Herbert A. Simon – que constitui o inicio da Teoria das Decisões e um forte ataque às Teorias Clássicas e das Relações Humanas – inaugura a Teoria Comportamental.
Novas Proposições sobre a Motivação Humana
A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar o comportamento organizacional. O administrador deve conhecer a necessidades humanas para compreender o comportamento humano e tilizar a motivação como meio para melhorar a qualidade de vida nas organizações.

Hierarquia das necessidades de Maslow
Maslow apresentou uma teoria da motivação pela qual as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia de importância, como uma pirâmide. Na base estão as necessidade mais baixas (necessidades fisiológicas), e, no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto-realização) .
- Necessidades fisiológicas: Constituem o nível mais baixo da hierarquia, no qual estão as necessidades de alimentação (fome e sede), sono e repouso (cansaço), abrigo (frio ou calor), desejo sexual e etc. Estão relacionadas à sobrevivência do individuo e preservação da espécie.
- Necessidades de Segurança: são necessidades de segurança, estabilidade, busca de proteção contra a ameaça ou privação e fuga do perigo.
- Necessidades sociais:  surgem quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) encontram-se relativamente satisfeitas. São as necessidades de associação, participação, amizade, afeto, amor e aceitação por parte dos colegas. Quando não estão suficientemente satisfeitas, o individuo torna-se resistente, antagônico e hostil com relação às pessoas que cercam. A frustaçao conduz à falta de adaptação social, ao isolamento e à solidão.
- Necessidade de estima: Estão relacionadas à maquina pela qual o individuo se vê e se avalia. Envolvem auto-apreciação, autoconfiança, necessidade de aprovação social e de respeito, status, prestigio e consideração. Incluem ainda o desejode independência e autonomia.
- Necessidades de auto-realização: São as necessidades mais elevadas e que estão  no topo da hierarquia. Estão relacionadas à realização do próprio potencial e ao autodesenvolvimento contínuo da pessoa. É o impulso para tornar-se sempre mais e de vir a ser tudo o que pode ser.


Teorias dos dois fatores de Herzberg
Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situações de trabalho. Para ele existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas:
1.      Fatores Higiênicos ou fatores extrínsecos. Estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Essas condições são decididas pela empresa, e os fatores  higiênicos estão hora do controle das pessoas. Os fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, estilo de cheia ou supervisão, condições físicas e ambientas de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamentos  internos , clima de relacionamento entre empresa e funcionários etc.
2.      Fatores motivacionais ou fatores intrínsecos. Estão relacionadas ao conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização , e dependem das tarefas que a pessoa realiza no trabalho.

Os dois fatores – higiênicos e motivacionais – não se vinculam entre si e são independentes. Os fatores responsáveis pela satisfação das pessoas são distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação.

Estilos de Administração

A Teoria Comportamental oferece uma variedade de estilos de administração à disposição do administrador. A administração das organizações é condicionada pelos estilos adotados pelos administradores que nelas dirigem o comportamento das pessoas.


McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a que denominou Teoria Y).

A Teoria X reflete um estilo de administração duro, rígido e autocrático, e que faz as pessoas trabalhem dentro de padrões planejados e organizadas, tendo em vista o alcance dos objetivos da organização. As pessoas são meros recursos de produção.
A Teoria Y é o estilo de administração aberto, dinâmico e democrático. Administrar é um processo de criar oportunidade, liberar potenciais, remover obstáculos e encorajar o crescimento induvidual.

Sistemas de administração

Likert considera a Administração um processo relativo no qual não existem princípios universais validos para todas as situações.

 Sistema 1 – Autoritário coercitivo

É um sistema administrativo autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. É o sistema mais duro e fechado. Suas características são:
- Processo decisorial.
- Sistema de comunicações.
- Relacionamento interpessoal.
- Sistema de recompensas e punições.

Sistema 2 – Autoritario Benevolente

É um sistema administrativo autoritário que constitui uma variação atenuada do Sistema 1. No fundo, é um Sistema 1 mais condescendente e menos rígido. Suas principais características são:

- Processo decisorial.
- Sistema de comunicação.
- Relacionamento interpessoal.
- Sistema de recompensas e punições.

Sistema 3 - Consultivo

Trata-se de um sistema que pende para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo. Representa um gradativo abrandamento de arbitrariedade organizacional. Suas características são:

- Processo decisorial
- Sistema de comunicações.
- Relacionamento interpessoal.

Sistema 4 – Participativo

É o sistema administrativo democrático por excelência. As decisões são delegadas aos níveis organizacionais. O nível institucional define políticas e diretrizes e apenas controla resultados, deixando as decisões a cargo dos diversos níveis hierárquicos.

Processo Decisório

A Teoria das Decisões nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações.

A organização como um Sistema de Decisões

A organização é um Sistema de Decisões em que cada pessoa participa conciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas que lhes apresentam de acordo com a sua personalidade, motivações e atitudes.
Ela envolve seis tipos de elementos:

1 - tomador de decisão.
2 – Objetivos.
3 – Preferências.
4 – Estratégia.
5 – Situação.
6 – Resultado.

Etapas do Processo Decisório

1 – Percepção da situação que envolve algum problema.
2 – Analise e definição do problema.
3 – Definição dos objetivos.
4 – Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.
5 – Escolha da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos.
6 – Avaliação e comparação das alternativas.
7 -  Implementação da alternativa escolhida.

Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. A Organização se quer caracteriza por uma racional divisão do trabalho e hierarquia.

Teoria do equilíbrio organizacional

- Incentivos ou alicientes.
- Utilidades dos incentivos.
- Contribuições.
- Utilidade das contribuições.


A Teoria do Equilíbrio Organizacional identifica os participantes da organização e os fatores que afetam suas decisões quanto a participação.

Conflito entre objetivos organizacionais e individuais

Os objetivos organizacionais e os objetivos individuais nem sempre se deram muito bem. Para Barnard a pessoa deve ser eficaz e ser eficiente: isso mostra a dificuldade de ser eficaz e eficiente ao mesmo tempo.



Apreciação critica da Teoria Comportamental


A contribuição da Teoria Comportamental é importante definitiva e inarredável. Mostra os aspectos a seguir:

- Ênfase nas pessoas.
- Abordagem mais descritiva e menos prescritiva.
- Profunda Reformulação na filosofia administrativa.
- Dimensões bipolares da Teoria Comportamental.
- A relatividade das Teorias de Motivação.
- Influencia das Ciências do Comportamento sobre a Administração.
- A Organização como um sistema de decisões.
- Analise Organizacional a partir do comportamento.
- Visão tendenciosa.



Um comentário:

  1. Prezadas alunas
    Estive no blog, li as postagens e gostei. O título ficou muito bom, o blog está rico de informações. Sugiro que dêem uma atenção maior a estética dos textos, as fontes estão pequenas, o que dificulta a leitura. No mais, o blog está excelente. PARABÉNS! Prof. Wilton Freitas

    ResponderExcluir